Postagens populares

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

AREA VERDE E LITORAIS EM ITAGUAI.

                                                      Ilha da Madeira/Itaguaí/RJ



                                                   Panorama serra de Mazomba/Itaguaí/RJ


Cachoeira de Mazomba/Itaguaí/RJ


Rio Mazomba/Itaguaí/RJ


Vale serra de Mazomba


Trecho Rio Mazomba


Mazombinha/Itaguaí/RJ

Bacia de Itaguaí

Serra do Piloto/Itaguaí/RJ


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Animais raros no caminho do Arco Metropolitano.

Além da perereca Physalaemus soaresi, de apenas dois centímetros, outro diminuto animal, o peixinho Notholebias minimus, pode sofrer com a retomada da maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro: o Arco Metropolitano, em Seropédica, na Região Metropolitano, estudos mostraram que a adaptação desse tipo raro em outro local poderia colocar em risco, o animal encontrava-se em período de reprodução que é chamado de canto nupcial.
Esta Physalaemus soaresi só existe naquele lago em Seropédica, por isso toda a atenção vem dado a este animal de apenas 2 cm, o perigo da extinção ameaça constantemente a biodiversidade do planeta. Para muitos cientistas, são as ações do homem as grandes responsáveis por esse problema. No estudo, os riscos de extinção de sapos, rãs e pererecas em decorrência das alterações ambientais tem sido a maior causa.
Participei de uma palestra sobre esse assunto com uma  representante sociologa da Empresa Skill Elisabete, que junto com outros profissionais estão ligados para resolver e tratar desses assuntos sociais e de impacto ambiental. Onde nos informou que vai ser feito um viaduto para preservação desse lago, a palestra foi rica em informações para quem está estudando Biologia ou está vivendo esse impacto ambiental proporcionado pelo o ARCO METROPOLITANO e você que se interessa por peças arqueológica poderá visitar o Iab em Belford Roxo, todas as peças encontradas nos sítios arqueólogico no caminho desse arco estão preservadas neste instituto. Vale a pena conferir.