Postagens populares

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Brasileiras estudam produção de biodiesel com cianobactérias.

A Escola de Engenharia de Lorena e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), ligados à Universidade de São Paulo, conduzem pesquisas sobre a geração de biocombustível a partir de cianobactérias, um microorganismo que realiza fotossíntese, e que poderia substituir o uso de alimentos como milho e cana-de-açúcar. Chamado de cianodiesel, desde 2010 esta tecnologia é pesquisada pelas professoras Marli de Fátima Fiore e Heizir Ferreira de Castro. O principal resultado, até agora, foi a produção de diesel em pequena escala, possível através da transformação dos lipídios presentes nas cianobactérias, acumulados por meio da fotossíntese. A produção comercial do cianodiesel poderia ser mais vantajosa e mais sustentável que a de biodiesel produzido a partir de plantas, como cana-de-açúcar, milho e palma, defende Caroline Pamplona, pós-doutoranda da USP que participa da pesquisa.
FONTE: GLOBO.COM

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hummingbird test shot from Felipe Rojas on Vimeo.

O crânio encontrado na região dos pampas, no Rio Grande do Sul.

O crânio de um ancestral dos mamíferos só encontrado antes em terras russas e africanas foi descoberto em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, anunciaram cientistas brasileiros no dia 16/01/2012. O fóssil é o primeiro descoberto na região de um carnívoro terrestre que teria vivido na América do Sul durante a Era Paleozoica – entre 540 milhões e 250 milhões de anos atrás.

MENOR RÃ DO MUNDO É MOSTRADA EM CIMA DE UMA MOEDA.

Com apenas 7,7 milímetros, uma pequena rã da família Paedophryne procedente de Papua-Nova Guiné foi proclamada o menor vertebrado do mundo, segundo um estudo na publicação científica de livre acesso "PLoS One".

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como reagir em um alagamento

Acontecimentos, informações... Realmente é difícil reagir corretamente diante de um alagamento. O cansaço, o nervosismo, o desespero, a preocupação, o medo, o transtorno, enfim, estes sentimentos e esta situação tentam falar mais alto, e na grande maioria das vezes conseguem assim fazer. Mas, você precisa ser forte, controlar seu nervosismo, manter a calma e também clamar a Deus. Talvez você more em uma cidade grande e por isso está sujeito a ficar parado no transito em um dia chuvoso, sendo assim, desde agora se lembre que em caso de momentos apavorantes e azucrinantes como estes, você deve permanecer calmo e pensar para agir. Muitas pessoas devido ao nervosismo tentam atravessar a água, arriscam passar com o carro, com a moto, com o caminhão cheio de mercadorias, enfim, literalmente arriscam a vida e o automóvel, mas será que está é a melhor escolha a fazer? Se todos estiverem parados e você não tiver um aconselhamento de um guarda, de alguém que sabe como está a altura da água, não faça nada comprometedor. Como já disse acima, pense antes de agir. Não coloque o carro em vias alagadas, talvez você acredite que é possível passar o carro na outra parte da rodovia, da rua, enfim, mas a chuva pode fazer buracos, estragar a rua onde você sempre passou e acredita que está perfeito, mas o risco é muito grande de desabamentos, de enchentes, enfim, o que provoca muitas mortes e problemas mais graves. O correto é se orientar, esperar para que tudo volte ao normal, não se precipitar e nem mesmo agir de uma forma arriscada. E obviamente que desta forma, você deve aproveitar para aconselhar as pessoas a tua volta de que não devemos poluir os rios, a rua, e o todo o meio ambiente. Pois, o maior culpado de enchentes, dos rios que transbordam, dos alagamentos, e tudo mais; é o ser humano, que joga lixo onde não deve. Este é o grande e principal problema. Então tome cuidado com as atitudes que você tem em relação à poluição hoje, pois cada ação tem uma reação. Mas, em todo o caso, lembre-se que você deve permanecer calma, ter paciência e se manter o máximo possível longe de bueiros, barrancos, pontes, buracos e obviamente da água. Enfim, o segredo é pensar, mas pensar rápido. FONTE: SITUADO.NET

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O aumento da temperatura fará com que a produção de cacau caia significativamente.

Um recente estudo, bancado pela Fundação Bill e Melinda Gates, mostra que a mudança climática global pode muito bem interferir na produção de chocolate, a ponto dessa guloseima tão acessível nos dias de hoje se tornar um artigo de luxo nas próximas décadas. Segundo a conclusão do estudo, o aumento da temperatura em cerca de 2,3ºC, até 2050, faria a área de plantio de cacau em Cote d'Ivoire e Gana cair significativamente. Os dois países africanos concentram mais da metade de produção de cacau no mundo. A mudança climática, somada à elevação do consumo por países emergentes como a China, elevaria o preço final do chocolate. No Reino Unido, o ajuste de alguns produtos já superou os índices inflacionários. Para contornar o problema do aquecimento global, o plantio de cacau poderia migrar para regiões mais altas, onde o clima é mais ameno. Mas, no caso dos dois países que ficam no oeste africano, essa não é uma opção tão válida assim, já que há predomínio de planícies. A alternativa mais viável seria desenvolver pés de cacau mais resistentes para suportar um clima mais quente. Este não é o primeiro estudo que relaciona o aquecimento global à falta de produtos em um cenário futuro. Vinho francês e massa italiana também correriam o risco de sumir das refeições. Fonte: Folha Online