Com o emprego da informática nos estudos de pesquisa biológica e genética originou-se a bioinformática, que nada mais é do que a aplicação dos sistemas computacionais no processamento de dados biológicos e biomédicos.
A informática, interligada com a química, física, biologia, matemática, estatística e a ciências da computação, oferece muitas ferramentas e recursos para dar apoio ao pesquisador.
Na bioinformática, as seqüências genéticas são analisadas e guardadas nos banco de dados, e naturalmente manipuladas e analisadas pelo uso de softwares específicos.
Graças ao banco de dados, os cientistas conseguem ter informações vindas de outros laboratórios, e também compartilhar as seqüências genéticas.
Com a bioinformática, os biólogos não estão mais limitados a fazerem pesquisas genéticas somente dentro de laboratórios, mas sim, estão tendo que se dedicar a bioinformática.
Através da bioinformática muitas descobertas estão sendo feitas a todo o tempo, além de estimular o desenvolvimento da médico-biológica.
Postagens populares
sábado, 27 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Meus objetivos educacionais:
Compreender, adquirir conhecimentos estudando sobre animais, as plantas, o planeta terra, lecionar sobre todos esses assuntos dentro da Biologia, nunca é tarde para colocar em prática o que sempre almejei fazer, não é fácil estudar por este caminho EAD, mas não é impossível chegar onde quero. Amo muito tudo isso!
Um abraço a todos.
Qualquer coisa entre em contato, terei o prazer de responder sobre esse universo da Biologia e de informática também, afinal os dois andam juntos... mgomemaywel@gmail.com
Compreender, adquirir conhecimentos estudando sobre animais, as plantas, o planeta terra, lecionar sobre todos esses assuntos dentro da Biologia, nunca é tarde para colocar em prática o que sempre almejei fazer, não é fácil estudar por este caminho EAD, mas não é impossível chegar onde quero. Amo muito tudo isso!
Um abraço a todos.
Qualquer coisa entre em contato, terei o prazer de responder sobre esse universo da Biologia e de informática também, afinal os dois andam juntos... mgomemaywel@gmail.com
domingo, 21 de novembro de 2010
Licenciatura em Biologia
Na minha disciplina é primordial que essas duas disciplinas andem juntas, temos um contato diário com o computador e a internet para acessar as plataformas e dar seguimento ao estudo a distância e adquirir conhecimentos dentro da Biologia e Informática. As web aulas apresentadas na plataforma ajudam ao aluno adquirir conhecimento, aprendizagem e até mesmo tirar dúvidas, pois o mesmo não tem um contato direto com o professor tutor de cada disciplina.
Podemos fazer contatos com outros polos, trocar conhecimentos na área com outros colegas de curso através de e-mail,fórum,blogger etc...
Criar um arquivo e indexar para pesquisas posteriores, com o sistema tradicional de pesquisas, abordando cada assunto dentro da Biologia e Informática.
Assinar:
Postagens (Atom)



