Postagens populares

domingo, 6 de março de 2011

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROMOVIDO PELO ARCO METROPOLITANO.

MUNICÍPIOS ATRAVESSADOS PELO ARCO METROPOLITANO.

















Aqui mapeando as escolas ao redor do Arco Metropolitano município de Itaguaí / RJ

ITABORAÍ
GUAPEMIRIM
MAGÉ
DUQUE DE CAXIAS
NOVA IGUAÇÚ
JAPERÍ
SEROPÉDICA
ITAGUAÍ

Gestão Ambiental e Social.



Você sabia?

A lei, Mata Atlântica de 2006 Lei Nº- 11.428, De 22 de Dezembro, Visa o pequeno produtor rural: aquele que, residindo na zona rural pode utilizar,desde que seja autorizado devidamente  para consumo próprio.

PARTE DA LEI.


Art. 13. Os órgãos competentes do Poder Executivo adotarão normas e procedimentos especiais para assegurar ao
pequeno produtor e às populações tradicionais, nos pedidos de autorização de que trata esta Lei:
I - acesso fácil à autoridade administrativa, em local próximo ao seu lugar de moradia;
II - procedimentos gratuitos, céleres e simplificados, compatíveis com o seu nível de instrução;
III - análise e julgamento prioritários dos pedidos.






OBJETIVO DO INEA
 

O INEA tem o grande desafio de integrar a política ambiental do Estado e atender às demandas da sociedade nas questões ambientais, oferecendo agilidade no atendimento, mecanismos de controle, acompanhamento e participação.
Missão: Proteger, conservar e recuperar o meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro para promover o desenvolvimento sustentável.

Em todo o trajeto do Arco Metropolitano foram cortados 80 mil árvores sendo reemplantadas  2.000.000 de espécies da mata atlântica,  exigência do orgão florestal.


A comunidade tem observado as quantidades de animais, aves e várias espécies migrando para a comunidade, tais acontecimentos é gerado por perda do corredor ecológico.


 O que é corredor ecológico ?
É uma faixa de vegetação para servir de trânsito dos animais entre áreas de matas protegidas.




O Bioma Mata Atlântica.
O conceito mais moderno do Bioma Mata Atlântica leva em conta não só o ecossistema florestal estabelecido em solos consolidados dominados por vegetação de grande porte, mas inclui uma série de ecossistemas associados: campos de altitude, brejos, pântanos, lagunas, restingas, dunas,
praias, rios, estuários, enseadas, sacos, gamboas, ilhas, lajes, coroas, costões e pontões rochosos, manguezais e restingas, com todas as suas variações que ocorrem ao longo de nossa costa.

2 comentários:

  1. Oi, Maria! Sensacional! Adorei o pouco que vi. Este pequeno pedaço do seu blog. Apenas uma retificação. Não serão 2.000 árvores plantas, serão 2.000.000 de espécies da mata atlântica.
    No mais, fiquei feliz de ver que os conceitos básicos debatidos em nossos encontros estão aqui retratados, multiplicando para todos seus internautas. Grande abraço. José Arnaldo, membro da equipe de educação ambiental do Arco Metropolitano.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Vânia,fiz a correção.Muito obrigada.

    ResponderExcluir