Postagens populares

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O perigo das geleiras que está sobre a terra.

Groelândia a maior ilha do mundo que é coberta por um manto de gelo de até 3 quilômetros e meio, la a gravidade do aquecimento global está bem visível, se tudo derreter os oceanos subiriam até 7 metros só com o gelo da Groelândia. Não há previsão que aconteça nos próximos séculos mas em alguns pontos da Groelândia a temperatura média subiu 7ºC. As geleiras se despedaçam sob o sol do verão Ártico, blocos de gelo tem o tamanho de um prédio de 10 andares.
As geleiras parecem estáticas, mas, na verdade, elas são como rios de gelo que correm bem devagar. Durante mais de 100 anos, os cientistas têm acompanhado a velocidade desse deslocamento na Groenlândia. E elas mantiveram, até 1996, o mesmo ritmo. Até que começaram a ganhar velocidade. Em menos de 15 anos já estão correndo quatro vezes mais rápido. A face da geleira estava na região há apenas dez anos, mas já retrocedeu 15 quilômetros, ilha adentro. O gelo acumulado ao longo de centenas de milhares de anos derrete em alguns meses, levando com ele a história da atmosfera. As pequenas bolhas, aprisionadas quando a neve caiu, está o registro da concentração de dióxido de carbono em cada época do planeta. Nela, está a prova de que é esse gás, que provoca o efeito estufa, o responsável pelo aquecimento.
A Jakobshavn é conhecida como o Amazonas das geleiras, porque nenhuma outra da Groenlândia despeja tanto gelo no mar quanto ela. Foi dela que, no começo do século passado, se desprendeu um imenso iceberg que ganhou mar aberto e afundou o Titanic.
O gelo reflete parte da radiação solar de volta para o espaço. Quando a neve derrete, a água do mar ou as pedras descobertas absorvem calor. Com o gelo derretendo no verão, então, 98% da radiação é absorvida pelo mar, em vez de voltar para o espaço. E isso aquece a água.
O cientista Mark Sereeze, do Nooa, o órgão do governo americano que estuda atmosfera e oceanos, explica que a água um pouquinho só mais quente foi se infiltrando por baixo do gelo, lubrificando a base da geleira, fazendo com que ela deslize mais rápido para o oceano.
Sem estabilidade, imensos pedaços se quebram e ganham o mar.
O derretimento da calota de gelo polar não tem grande impacto no nível dos oceanos, porque é mar congelado que derrete, mas o gelo do solo sim porque durante centenas de milhares de anos, sucessivos degelos e congelamentos prenderam uma enorme quantidade de restos de animais e plantas sob uma camada espessa de gelo no Ártico. Agora, com o aquecimento global, esse material irá começar a se decompor e liberar gases intensificadores do efeito estufa na atmosfera.
Embora a maior parte do carbono deva ser liberada na forma de CO2, o mesmo das emissões dos carros, por exemplo, haverá também muito metano, que tem um potencial de aquecimento 25 vezes maior.





Fonte de pesquisa: FOLHA ONLINE E REPORTAGEM DO FANTÁSTICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário